quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Padre Cícero – O Milagre de Juazeiro – Parte 2/3

Cícero Romão Batista - Padre Cícero
No ano de 1889, a angústia já apertava os corações dos moradores do sertão cearense. Março já chegava e nada de chuvas. A população temia que aquele fosse mais um ano de seca – como foi de fato. Sertanejos já se punham a caminhar pelas estradas poeirentas em busca da sobrevivência em vilas e cidades maiores. 
Em Juazeiro do Norte, beatas piedosas varavam noites clamando aos céus para livrar a população de mais uma estiagem. Entre as mulheres havia uma humilde lavadeira de 28 anos, chamada Maria Madalena do Espírito Santo de Araújo.  
beata Maria Madalena do Espirito Santo de Araujo
No dia 1° de março de 1889, sexta-feira da quaresma, Padre Cícero, resolveu dar logo a comunhão, as beatas que faziam vigília na igreja, a fim de tornassem às suas casas e repousassem um pouco antes da missa da manhã. 
A primeira a comungar foi a beata Maria de Araújo. Quando o sacerdote colocou a hóstia sobre a língua da beata, esta caiu ao solo de modo inesperado, em transe. Socorrida, verificou-se que a mulher estava com a boca ensangüentada, que provinha da hóstia que recebera minutos antes. Era um milagre!..
O fenômeno se repetiu várias vezes nas semanas seguintes. Padre Cícero, no entanto, manteve o fato em segredo. Mas a notícia acabou se espalhando rapidamente, até chegar aos ouvidos do reitor do seminário do Crato, Monsenhor Francisco Monteiro. 
Em julho de 1889 o monsenhor decidiu organizar uma romaria que reuniu mais de três mil pessoas com a intenção de observar o “milagre” de Juazeiro.
Padre Cícero entre fiéis
foto: http://joaquimtur.blogspot.com/2009_10_25_archive.html 
A partir daí multidões se dirigem ao lugarejo. O acontecimento ocupa espaço na imprensa da capital e do interior. Há uma imensa comoção no Nordeste. 
A situação ficou ainda mais complicada quando, a 24 de abril de 1891, um médico do Crato, após presenciar a transformação, publicou  um artigo no jornal O Cearense, em que atesta ser o sangue na hóstia um fato sobrenatural, para o qual não foi possível encontrar uma explicação científica. 
Indignado com a repercussão dos fatos, o bispo de Fortaleza nomeou uma comissão formada por padres que deveriam investigar o “milagre”, a quem entregaram uma urna contendo as hóstias e os paninhos do milagre. 
No Crato, por 3 dias o padre encarregado da investigação deu a comunhão a beata Maria  de Araújo – ela sem o manto envolvendo o rosto e as mãos, não se verificando a transformação. Ficava claro, para as autoridades eclesiásticas, que o milagre de Juazeiro não passava de uma farsa.    
Um outro fato serviu para aumentar as suspeitas sobre o fenômeno: a urna, com as provas do milagre, a qual fora passada por Padre Cícero a comissão, e que se encontrava trancada numa igreja do Crato, desapareceu misteriosamente.
 Para a alta hierarquia, os “embusteiros” do Cariri temiam um exame cientifico mais apurado sobre os panos, e para evitá-lo, furtaram a urna. 
placa em Juazeiro com declaração atribuida a Padre Cícero (Arquivo IBGE)
Com base nos últimos acontecimentos, o bispo D. Joaquim aplicou uma pena de suspensão a Padre Cícero, privando-o de pregar, confessar e orientar os fiéis, deixando-lhe apenas o direito de celebrar. Além disso, desacreditou publicamente os milagres de Juazeiro e exortou os membros da diocese a ignorá-los por completo.
Mas nem a suspensão do Padre Cícero, nem a negação do milagre desanimaram as multidões que continuavam a se dirigir a Juazeiro. Restou então ao bispo enviar a questão para a Congregação do Santo Ofício (novo nome da Inquisição), em Roma.
Em 31 de julho de 1894 saiu o veredito do Santo Ofício: condenou-se o milagre tido como grave irreverência e ímpio abuso à santíssima eucaristia.
Diante da decisão do Santo Ofício, D. Joaquim tomou várias medidas objetivando acabar com as peregrinações a Juazeiro do Norte.  Dentre outras providências, foi determinado que Padre Cícero deveria restituir todas as esmolas recebidas e a beata Maria Araújo, deslocar-se para Barbalha. 
As massas ignoraram tais determinações e mantiveram suas romarias. O padre acatou tudo, sem protestar, embora tenha começado a alimentar a idéia de se dirigir a Roma e conseguir o beneplácito do papa para Juazeiro. 
Em 1896, o bispo D. Joaquim proibiu o Padre Cícero de celebrar missa, retirando-lhe a última prerrogativa que lhe restava. No ano seguinte a Santa Sé ordenou a saída do Padre de Juazeiro sob a ameaça de excomunhão. 
Para evitar uma ruptura total com a Igreja, e temendo um conflito aberto, Padre Cícero cumpriu a determinação de Roma, deslocando-se para Salgueiro, em Pernambuco. A viagem foi uma das maiores demonstrações de apreço ao Padre de que se tem noticia: em todos os locais que passava, os sertanejos esperavam-no na estrada, acompanhando-o até a cidade seguinte.

Pesquisa:
História do Ceará, de Airton Farias
Wikipedia     

8 comentários:

Anônimo disse...

LÊR ESSES FATOS HISTORICO VERÍDICO QUE OCORREU ATRAVES DO PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA EMOCIONA O CORAÇÃO DANDO NOS UMA CERTEZA DE QUE ELE VERDADEIRAMENTE FOI UM SANTO SACERDOTE APAIXONADO POR DEUS E ABERTO
A SUA VONTADE.

Fátima Garcia disse...

Olá Anônimo,
Padre Cícero foi uma figura controversa, e sua vida está cheia de atos e ações que geram muita polêmica. Tudo que sei é que foi um grande homem.

maria de lurdes disse...

Obrigado meu padrinho cicero, pro tantos anos eu revelo hoje. o senho foi padrinho da minha vó que teve coma madrinha a beata maria madalena de araujo. quero q sai que quem esta falando agora é (Maria de Lurdes da Silva )

Anônimo disse...


VERA JANICE DE VARGAS FERREIRA
Pois eu quero agradecer a Padre Cicero, por ter conseguido abrir minha casa de Repouso a qual homenageio com o seu nome, pois foi no Crato em visita a familia de meu marido que sonhei que tinha uma Casa de Repouso para idosos chamada Padre cicero e ela é uma casa linda a qual sei que todos idoso que a qui vierem morar serão muito felizes.
oSASCO, 2 DE ABRIL DE 2013.

Fátima Garcia disse...

Maria de Lurdes da Silva, Vera Janice, viva o Santo padim Padre Cícero, vox populi, vox Dei!

Anônimo disse...

Porque será que a igreja católica continua evitando este assunto, Porque sendo Maria de Araujo uma figura tão importante para Juazeiro, o municipio e igreja evita falar sobre ela ? esquisito né

Fátima Garcia disse...

Muito esquisito anônimo, mas talvez a reabilitação da beata venha junto com a de Padre Cícero.

Anônimo disse...

Padre Cícero foi preso alguma vez?
Quais os outros milagres dele?