domingo, 6 de dezembro de 2009

Bairros de Fortaleza: Benfica

O Benfica está localizado na porção centro-oeste de Fortaleza, ocupando uma área de 143,1 hectares. A história do bairro está ligada a familia Gentil especialmente ao banqueiro José Gentil, que em 1909 adquiriu a chácara localizada na Avenida Visconde de Cauípe (atual Avenida da Universidade). Em 1918 o banqueiro ergueu no local um palacete para sua moradia. Em torno da sua casa construiu vilas e ruas com residências de vários tamanhos e estilos, com praças e áreas verdes, lugar que ficou conhecido como Gentilândia.


Casa do banqueiro José Gentil, construída em 1918
Casa defronte a Praça da Gentilândia

casa na Rua João Gentil

A Gentilândia tornou-se uma verdadeira cidade modelo que serviu de padrão às novas construções e vilas da cidade. O Benfica ainda conta com grande número de imóveis antigos, que remontam à criação do bairro.


Antigo palacete dos Nepomuceno atual Instituto das filhas de São José na Av. João Pessoa
O Estádio Presidente Vargas é um dos equipamentos mais marcantes do Benfica. Foi inaugurado em 21 de setembro de 1941. Praça da gentilândia
Praça João Gentil
Avenida João Pessoa onde se localizam parte dos terrenos da UFC

Igreja Nossa Senhora dos Remédios
A Igreja foi inaugurada em 13 de agosto de 1910. Foi elevada à paróquia em junho de 1934 quando já era administrada pela Casa das Missões dos Padres Lazaristas holandeses.
Rua Nossa Senhora dos Remédios
Rua Redenção, antiga Travessa Sobral

O shopping Benfica é um dos novos equipamentos do bairro. Foi Inaugurado em outubro de 1999, localizado na Avenida Carapinima.

Casa onde funcionou o Ginásio Americano, que anteriormente pertenceu a João Gentil localizado na Avenida da Universidade. Em 1958 o imóvel foi adquirido pela Universidade Federal do Ceará, sendo demolido para a construção do prédio onde até hoje funciona o Curso de Sociologia.

Imóvel onde funciona a casa de cultura Alemã em foto de 1966
Casa de Cultura Alemã em foto atual

11 comentários:

Unknown disse...

QUE MARAVILHA O MEU BENFICA...AQUI NASCI...ME CRIEI...AMOOOOOOOO O BENFICA.NASCI NA RUA CARAPINIMA, DEPOIS NOS MUDAMOS PARA JOAQUIM FEIJO, DE LA SAI AOS 21 ANOS E VIM PARA SP.SAUDADESSSSSSSSSSSSS

Fatima Garcia disse...

Oi Lu
seu benfica é um bairro que não foi muito modificado, vc pode ver pelas fotos que ainda são mantidas as árvores no meio da rua. O grande estrago que o lugar sofreu foi causado pela construção do metrofor, uma daquelas obras faraônicas que consome recursos que ninguém controla e nunca fica pronta.
abs

Bráulio Rosani Gondim Cruz disse...

Que bom rever o meu Benfica;

Berço da minha inocência, adolescência e boêmia juventude;

Lugar singular, sem tristezas, intrigas e inquietude;

E aqui vivo eu, sempre imerso em saudade infinita...
Bráulio Cruz - Macapá-AP.

Fátima Garcia disse...

Volte p/cá Bráulio, o seu Benfica continua sendo um lugar bom p/viver, p/passear, p/se divertir. Dizem que mais dia menos dia a gente sempre volta pro lugar onde enterrou o umbigo.
abs

Anônimo disse...

Fátima,

Meu nome é Luiz Gentil e sou neto tataraneto do José Gentil. Como faço para conseguir essa foto antiga da casa da Reitoria?
Me responde por e-mail luizgentil@yahoo.com

Anônimo disse...

olá, eu estava pesquisando sobre o bairro.
Estou procurando um lugar ai chamado Vereda Flat Benfica, se alguem souber o nome da rua, eu agradeço.
Dalva
P.S.: Ja tentei a internet, mas so aparece o Vereda Flat Hotel,no Papicu, que nao é o mesmo lugar.

Fátima Garcia disse...

Olá Dalva,
também não conheço o Vereda Flat benfica, mas vou pesquisar e lhe retorno.
abs
Fátima Garcia

Anônimo disse...

Vereda Flat Benfica-Avenida Universidade 2553; em frente ao Refeitório da UFC.

Anônimo disse...

Boa tarde, Fátima!

Estou conhecendo Fortaleza, em termos, pelo seu blogger. Amei. Linda cidade. conheço alguns ceanrenses admiráveis. Pretendia lhe enviar um email, mas o postado no blogger, não foi aceito pelo hotmail. Qual é realmente o seu email.

Profa. Ma. Oscilene de Souza

Cícero sousa disse...

Aí no Benfica morava uma família que era dona de um sítio que produzia uma cachaça chamada fonsequinha cachaça muito apreciada pelos mais antigos

Cícero sousa disse...

Aí no Benfica morava uma família que era dona de um sítio que produzia uma cachaça chamada fonsequinha cachaça muito apreciada pelos mais antigos